BLOG

07 abr 2020

CURIOSIDADES SOBRE HIPERTENSÃO ARTERIAL

A Hipertensão Arterial mantem-se a principal causa de morte no mundo e um dos maiores problemas de saúde pública mundial.
A hipertensão foi chamada de assassino silencioso, uma doença crônica, assintomática que, se não detectada e tratada, lesa silenciosamente os vasos sanguíneos, o coração, o cérebro e os rins.
O fato de a maior parte da população não apresentar sintomas atrasa o seu diagnóstico.
1) Como surge a pressão arterial?
O coração bombeia sangue para as artérias alternando entre contração e relaxamento. Como resultado a pressão surge no interior das paredes das artérias conhecida como pressão arterial. A pressão arterial é aferida com um esfignomanomêtro (aparelho de pressão) e é gravada como sistólica(valor maior) e diastólica (valor menor). A pressão sistólica é a pressão quando o coração contrai. A pressão diastólica é a pressão quando o coração relaxa. A pressão sistólica ideal 120 mmHg e a pressão distólica normal é 80mmHg.
2)O que é hipertensão arterial?
A hipertensão arterial, pressão alta, é definida como uma PA elevada no consultório de usualmente 140/90mmHg ou mais alta.
3) Quais os principais determinantes comportamentais para o desenvolvimento de pressão alta?
Na maioria dos pacientes é o que chamamos de hipertensão primária. Alguns comportamentos facilmente identificáveis contribuem para a PA elevada: A nicotina da fumaça dos cigarros aumenta a PA transitoriamente; o álcool  cresce o risco para desenvolvimento de hipertensão, principalmente em pessoas que bebem excessivamente (3 a 4 doses por dia); o  sedentarismo também aumenta o risco de desenvolvimento de hipertensão assim como os hábitos alimentares ao longo da vida influenciam claramente o risco para o desenvolvimento de valores acima do normal da pressão arterial. A maior atenção é dada para dois determinantes comportamentais mais importantes da hipertensão:  o consumo excessivo de calorias e de sódio (sal).
4) Como se faz a avaliação inicial do paciente hipertenso?
A avaliação inicial da hipertensão deve atingir três objetivos: a medição eficaz da PA; a avaliação do risco cardiovascular global do paciente; e a detecção de formas secundárias de hipertensão.
5) Hipertensão do Jaleco Branco, existe?
Sim ela existe. Alguns pacientes com valores de pressão arterial no consultório elevados têm pressões em casa normais. Caso a pressão arterial, pela manhã, for abaixo de 135/85mmHg e não existir lesão de órgão – alvo apesar de as leituras no consultório serem constantemente elevadas, o paciente tem hipertensão “apenas de consultório” ou do jaleco branco. A hipertensão do jaleco branco é particularmente comum em pacientes idosos.
6) Hipertensão Mascarada, o que é isso?
A hipertensão mascarada ocorre quando no ambiente médico o paciente apresenta aferições de sua pressão com valores normais, e no dia a dia, devido ao estresse no trabalho ou em casa, uso abusivo de tabaco ou outras estimulações adrenérgicas, a pressão esta elevada.
7) Órgãos–alvos ou órgãos nobres, o que são?
São os principais órgãos acometidos pelo aumento crônico da pressão arterial ou quando esta não está controlada. São eles: vasos sanguíneos, coração, cérebro, rins e os olhos.
Dessa forma, quando não há adequado controle da pressão arterial ocorrem lesões desses órgãos. São elas: acidente vascular encefálico (derrame cerebral), infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, doença arterial periférica e retinopatia.
8) Como controlar a pressão arterial elevada?
As escolhas e intervenções sobre o estilo de vida podem influenciar a pressão arterial e fornecer a base da prevenção e tratamento da hipertensão arterial.
Dois padrões alimentares em particular têm sido submetidos a rigorosos estudos no que se refere ao controle da pressão arterial: a dieta mediterrânea e a Dietary Approches to Stop Hypertension ou mais conhecida como dieta DASH.
A dieta mediterrânea, só para um breve esclarecimento, tem como característica uma grande predominância de frutas (principalmente frutas secas), vegetais (com ênfase nos vegetais verdes e tubérculos), grãos (cereais, pães, arroz ou massas integrais), e peixes gordos (ricos em ômega 3), baixa predominância de carne vermelha, óleos (canola ou oliva), nozes (amêndoas ou avelã). De uma maneira geral são relativamente pobres em gorduras saturadas, ricas em fibras e ricas em ácidos graxos polinsaturados (principalmente ômega 3).
A dieta DASH é rica em vegetais, frutas, produtos lácteos com baixo teor de gordura, grãos integrais, aves, peixes e pobre em açúcares, bebidas adoçadas e carne vermelha e rica em potássio, magnésio e cálcio.
Importante nessa intervenção está quanto ao consumo de sódio. Deve se ter um consumo inferior a 2,3 g de sódio diários na população geral. O que é importante ressaltar quanto ao consumo de sódio é que abordamos atualmente seu uso de forma reduzida.
“Você é responsável por si mesmo. Ninguém pode viver por você. Você é o arquiteto da sua própria vida e de cada passo que caminha”

admin

Atendimento via WhatsApp