BLOG

13 jan 2020
check-up-cardiologico

Importância do Check-up Cardiológico

Quando se trata de prevenir doenças do coração, nossa atenção se volta aos fatores de risco: lipídeos (colesterol, triglicerídeos), obesidade, tabagismo, sedentarismo, stress. Doenças como hipertensão e diabetes e os antecedentes familiares de doenças cardíacas são também importantes fatores predisponentes ao comprometimento cardíaco. Além disso, doenças endócrinas, renais e infecciosas podem apresentar maior risco para o coração.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das causas de doenças que afetam o coração são fatores que podem ser modificados, ou seja, que podem ser prevenidos com uma simples mudança nos hábitos de vida. O check-up cardiológico auxilia no controle desses fatores e vai além. Identifica precocemente possíveis alterações que podem comprometer o coração, mesmo antes dos sintomas.

 

Como é o Check-up Cardiológico?

O check-up cardiológico é realizado através do exame clínico, anamnese, exame físico e de alguns exames complementares. Conduzido pelo Cardiologista, tem o propósito de prevenir doenças cardíacas e/ou de acompanhar a sua evolução. Com o check-up, o médico pode orientar a prevenção e a indicação da melhor conduta para cada paciente.

 

Durante o exame clínico, o  Cardiologista irá investigar sobre a saúde, hábitos de vida, os citados fatores de risco, doenças prévias e hereditárias do paciente, e também presença de sinais físicos, que sugiram alterações cardiovasculares. Identifica possíveis problemas cardíacos ou fatores de risco importantes e direciona sua investigação. Dessa forma, a realização de alguns exames faz parte do check-up cardiológico, complementando o diagnóstico clínico.

 

Exames do Check-up Cardiológico

Como em muitos outros casos, as doenças cardíacas têm mais chances de cura quando são detectadas precocemente. Por isso, a realização de alguns exames é fundamental.

 

Assim, costumam fazer parte do check-up cardiológico os seguintes exames:

 

Exames laboratoriais: dosagem de níveis de colesterol, triglicérides e glicemia são os mais relacionados, mas outros também podem ser solicitados de acordo com os dados clínicos verificados.

Eletrocardiograma: avalia o ritmo do coração, distúrbios na condução elétrica, sobrecargas das câmaras do coração e alterações da repolarização, como a isquemia miocárdica, etc.

Teste Ergométrico (teste de esforço): avalia o funcionamento cardiovascular do paciente quando submetido ao esforço físico. Pode evidenciar alterações que motivem a continuação da investigação complementar e mesmo detectar isquemia miocárdica assintomática. Também é muito importante para a programação da atividade física a ser instituída.

Outros exames complementares também podem ser solicitados. Isso varia de acordo com cada paciente e com a investigação conduzida pelo Cardiologista. Sempre digo que quando examinamos uma pessoa, quando conversamos com ela, estamos conectados a partir desse momento. Cada um de nós é único! Daí a importância da história de vida e do exame físico.

 

Quando fazer um check-up cardiológico?

Quando há histórico familiar de doença do coração, obesidade, hipertensão, colesterol alto, diabetes ou outro fator de risco, a recomendação é fazer o check-up cardiológico a partir do início da “vida adulta” – aos 20 anos de idade, aproximadamente. Na ausência desses fatores, em geral, o indicado é que os homens incluam o check-up na rotina médica a partir dos 35 anos. As mulheres, por sua vez, devem iniciar aos 40 anos. Estando tudo bem na avaliação cardiológica, os retornos podem ser feitos anualmente.

 

No entanto, em caso de variação no estado geral de saúde no período entre uma consulta e outra, o Cardiologista deve ser procurado. Lembramos que algumas doenças do coração são assintomáticas e só  se manifestam quando em fase crítica. Por isso, prevenir é sempre importante.

 

O check-up cardiológico é indicado também para quem deseja iniciar a prática de atividade física. Independente da idade, é preciso receber orientação correta quanto à realização do exercício físico de forma segura para a saúde. Capacidade aeróbica e faixa aeróbica de treinamento são algumas das avaliações para indicar qual a intensidade adequada e benéfica para o paciente.

 

Realize seu check-up cardiológico conforme a orientação do seu Cardiologista. Muitas vezes a doença cardiovascular existe bem antes dos sintomas. Seu coração agradece!

 

dra-melissa-nassif-cortez-crm123280-cardiologi

Atendimento via WhatsApp