BLOG

07 fev 2019

Febre Reumática afeta o coração?

Você sabe o que é febre reumática e como ela pode estar relacionada com alterações no coração?

Febre reumática é a principal causa de doença cardíaca adquirida nas crianças e jovens adultos. Iniciada por uma infecção de faringe (dor de garganta) pela bactéria estreptococos beta-hemolítico do grupo A, cuja sigla é EGA.

Essa doença se caracteriza por uma inflamação aguda que pode ocorrer no coração, articulações, pele, tecido subcutâneo (abaixo da pele) e sistema nervoso central.

A febre reumática é uma doença multifatorial, ou seja, segue -se uma infecção da garganta (o agente) em uma pessoa suscetível (o hospedeiro), que vive em más condições sociais (o ambiente).

O organismo reage à essa infecção em uma resposta autoimune, ou seja, uma reação contra o próprio corpo.

Nesse processo muitos pacientes não têm sintomas. E pode cursar com artrite, cardite, Coréia, nódulos subcutâneos e eritema marginatum.

A cardite é o acometimento do coração e é a manifestação mais grave da febre reumática. Diagnóstico é feito baseado em critérios clínicos de Jones e modificado pela organização mundial de saúde. Dessa forma, o diagnóstico é clínico.

Tratamento com agentes anti-inflamatórios e na fase aguda é tratado com Benzetacil. A prevenção é primordial para evitarmos manifestações graves dessa doença.

Por: Dra. Melissa Nassif Cortez (CRM:123280)

 

admin

Atendimento via WhatsApp