BLOG

22 maio 2018

Você sabe o que faz um angiologista?

Você provavelmente já deve ter ouvido o termo angiologia, angioplastia ou angiologista em algum momento. O angiologista é o profissional da medicina que especializado no tratamento de doenças que ocorrem nos vasos sanguíneos e nos vasos linfáticos do corpo. Na maioria dos países a angiologia não é exercida de forma isolada; em alguns países como na França, por exemplo, a angiologia está diretamente relacionada com a cardiologia, enquanto que aqui no Brasil a angiologia está unificada à cirurgia vascular.

Confira o nosso post e entenda melhor o que faz um médico angiologista e por que é importante consultá-lo em seus exames de rotina.

O que faz o médico angiologista?

O médico angiologista é especializado nos cuidados com os vasos sanguíneos e linfáticos, por isso é um profissional muito importante na área da saúde, afinal ele trata de algo que é essencial estar em bom funcionamento em nosso corpo: as artérias e veias. Varizes, por exemplo, é um problema que afeta grande parte da população, sobretudo mulheres que sofrem com o problema não só esteticamente, mas também com muita dor e desconforto.

No entanto, o angiologista atua mais no tratamento e na prevenção de doenças circulatórias. No tratamento das doenças circulatórias, o angiologista realiza tratamentos clínicos e sem intervenção cirúrgica para contornar o problema em suas fases iniciais, com possibilidade de soluções menos invasivas. No intuito de prevenir o surgimento de doenças circulatórias, o angiologista procura interferir mais no estilo de vida de seus pacientes, alertando sobre cuidados com a alimentação e a necessidade de cuidados físicos.

O cuidado de se procurar um angiologista ainda na fase inicial das doenças de cunho circulatório é importante porque doenças desse tipo podem se agravar e causar sérios danos à saúde quando não tratadas no devido tempo.

Qual a diferença entre angiologista e cirurgião vascular?

Apesar do cirurgião vascular e do angiologista serem especialistas de áreas afins na medicina, eles executam trabalhos diferentes. O médico que é especializado em angiologia trata doenças vasculares de forma clínica, ou seja,  com uso de medidas educativas, medicamentos, artigos e dispositivos não cirúrgicos. O cirurgião vascular entra em cena quando é preciso realizar procedimentos cirúrgicos para a correção das veias, artérias e vasos linfáticos.

O cirurgião vascular pode tratar tanto dos vasos da região abdominal, como das pernas, do tórax, do pescoço e também dos membros superiores, atuando na correção tanto de artérias com estenoses – artérias que sofreram estreitamento, como artérias dilatadas, obstruídas ou que sofreram algum tipo de traumatismo.

O angiologista por sua vez é mais procurado para o tratamento de varizes – que é o surgimento de veias dilatadas e retorcidas que mais frequentemente ocorrem nos membros inferiores. Outras doenças pertinentes ao domínio do angiologista são:

  • Arteriosclerose – excesso de gordura e outros elementos nas artérias diminuindo a irrigação de sangue no corpo;
  • Insuficiência Vascular Cerebral – vasos cerebrais com processo obstrutivo que, se não tratados, podem causar um AVC (Acidente Vascular Cerebral);
  • Trombose Venosa Profunda – problema na coagulação do sangue, obstrução de veias profundas.
  • Aneurisma Arterial – dilatação das artérias com risco de ruptura.
  • Vasculite – inflamação dos vasos.

admin

Atendimento via WhatsApp